sexta-feira, 25 de maio de 2012

Assim caminha a humanidade!








" E Deus disse faça-se a luz!. E a luz foi feita ". (Gênesis Cap. 1Vers. 3).
No inicio dos tempos, o homem era, talvez, mais simples.Com o passar do tempo e a consequente evolução que o ser humano foi atravessando aos poucos, foram sendo inseridos no nosso cotidiano as famosas tecnologias. Se voltarmos a duas gerações e fizermos uma comparação básica entre os quase 300 km de distância entre Diamantina e Belo Horizonte, veremos que este percurso a princípio era feito em quase dois dias, isto considerando os ônibus da época (as famosas cabritas).Pois além da baixa velocidade que os automóveis desenvolviam, este trecho era todo de terra.Com o desenvolvimento de tecnologias que possibilitou o asfaltamento de todo o percurso entre as duas cidades,o avanço dos automóveis atuais e também a consequente duplicação de parte deste trecho, podemos fazer tal percurso hoje em menos de 04 horas dependendo da perícia do motorista.
Outro grande avanço que podemos observar é o telefone móvel que há 15 - 20anos nem existia e hoje no país temos mais habitantes do que o mesmo, ou seja, é praticamente impossível vivermos sem tal acessório nos dias atuais e olhe que alguns modelos fazem quase de tudo até mesmo telefonar.
E talvez a maior revolução em termos de comunicação tenha surgido com a invenção do computador que no inicio era utilizado basicamente para fazer grandes cálculos e que com o desenvolvimento que ele atingiu hoje, conseguimos nos comunicar, interagir com pessoas ao redor do mundo. O que há anos era vencido com grande dificuldade (distancia BH/Diamantina) hoje, instantaneamente sabemos o que acontece do outro lado do mundo, exemplo maior foi o Tsunami ocorrido no Japão.
Hoje podemos fazer coisas que até bem pouco tempo era inimaginável, uma suposta traição que em tempos remotos ficaria restrito ao grupo de amigos e familiares, compartilhamos nas redes sociais e adeus intimimidade preservada.
Ver Reportagem
Observa-se que no meio de tudo isto algumas pessoas tem grande dificuldade de se adaptar, pois, com muita frequência encontramos os nossos pais, avós que simplesmente não conseguem sacar os seus vencimentos no caixa eletrônico do banco, temos e devemos ter a obrigação de desenvolvermos tecnologias que facilitem o nosso dia-a-dia.Porém, sem jamais esquecermos que um dia chegaremos à terceira idade e se não nos mantermos antenados, seremos com certeza as maiores vítimas do desenvolvimento das tecnologias em um futuro bem próximo.

FANTÁSTICO: Sequestradores escolhem suas vítimas pela internet (01/08/10)







Postado por : Aquiles Reginaldo








5 comentários:

  1. Realmente! No ritmo acelerado em que a tecnologia é aprimorada, torna-se cada vez mais um grande desafio fazer com que todos tenham acesso de forma igualitária, aliás igualitária é praticamente impossível, pois não é vantagem para o sistema econômico, no entando pelos menos de forma menos desigual.
    Adão Costa

    ResponderExcluir
  2. É verdade Aquiles, o que tem parecido é que estamos cada vez mais dentro de um grande "big brother" a liberdade que a tecnologia parece conferir acaba por se tornar uma verdadeira ilusão. E sabe de uma coisa, no final das contas dizemos que a tecnologia facilita a vida das pessoas, mas a bem da verdade ainda está a serviço principalmente dos que menos precisam de ajuda.

    Gabrieli Carvalho Sousa

    ResponderExcluir
  3. Nossa se agente for pensar bem Aquiles, esses avanços tecnológicos do forma rápida com que estão acontecendo se tornam uma espécie de monstro que nos assombram, pois veja bem daqui uns tempos poderemos ser monitorados por chips eletrônicos, tudo poderá ser digital... Hoje em dia quase já não se fala em privacidade, você consegui imaginar como será a vida humana com tanta tecnologia? Por que eu sinceramente não consigo! Sem contar com as situações de perigo em que podemos nos encontrar por meio da tecnologia e essa reportagem que você postou retrata bem isso!
    Carla C. Rocha

    ResponderExcluir
  4. VEJO VOCÊS FALANDO DE AVANÇO TECNOLÓGICO, MAS PENSO NAS MILHARES DE CRIANÇAS QUE AINDA MORREM DE FOME E INANIÇÃO NOS CONFINS DESTE NOSSO BRASIL, DAS MÃES SOLTEIRAS, DOS MARGINALIZADOS DE TODA SORTE, AÍ PERGUNTO? SERÁ QUE A TECNOLOGIA QUE TEMOS E AINDA VAMOS TER SERIA BENÉFICA PARA TODA HUMANIDADE? ESTE AVANÇO TECNOLÓGICO REVERTIDO PARA O BEM COMUM NÃO SERIA MELHOR?ENFIM, SÃO INTERROGAÇÕES QUE FAREMOS TODOS OS DIAS QUE VIVERMOS. POSTADO POR JOÃO BATISTA.

    ResponderExcluir
  5. Realmente ainda existe pessoas que estao como se diz "boiando na maionese", quem diria em! Em um mundo onde tudo gira em torno da tecnologia.



    Carmelita Pionil Souza

    ResponderExcluir