A inclusão digital ainda não chegou para todos,o Brasil ainda possui muita exclusão. milhares de crianças se quer ao menos conhecem um computador.o governo está tentando levar a inclusão digital até as escolas visando dar acessibilidade a todos,inclusive os deficientes, inserindo-os na sociedade da informação.
postado por: Desiane
Chamamos de inclusão digital
O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), incentiva e dá
o suporte necessário para a utilização pedagógica da informática nas escolas públicas da educação básica no Brasil.
A inclusão digital resulta em inclusão social, assim como a exclusão digital aprofunda a exclusão social.
Nesse sentido, instituições públicas de educação e ONGs realizam cursos de informática gratuitos para a população de baixa renda, sobretudo para os jovens prestes a entrar no mercado de trabalho.
Mas o termo inclusão digital vai mais além. Está relacionado à questão da acessibilidade. Acessibilidade é a busca para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências, possibilitando as condições de acesso a todos os lugares, seja físico ou virtual.
Nesse sentido, os programas de inclusão digital buscam aprimorar e ampliar o acesso às tecnologias aos deficientes. Cada vez mais são desenvolvidos meios que facilitem a acessibilidade dos deficientes em contato com o computador e desenvolvidos softwares para o funcionamento desses acessórios. Em alguns lugares como em Universidades, existem salas que possibilitam o acesso a deficientes, por exemplo: um deficiente visual pode ouvir e/ou imprimir textos em Braille através de software específico.
Fontes
BRASIL. Ministério da Educação. Portal de Inclusão Digital. Acessado em 1 de mar. de 2008. Disponível em: http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/
Através dos links abaixo você fica por dentro de mais informações e dados sobre a inclusão digital.
http://www.fgv.br/cps/telefonica
http://g1.globo.com/politica/noticia/2012/03/dilma-diz-na-alemanha-que-exclusao-digital-acentua-desigualdade.html
Postado por: Desiane
Gostei muito.Quando o texto acima diz a inclusão digital não chegou a todos é verdade a maioria das pessoas incluindo crianças não sabem o que é um computador.Mas já existe programas para levar o acesso digital para todos.comentado por Gabrieli
ResponderExcluirVerdade Desiane, no meu texto Novas Tecnologias na Educação, até falo que o MEC tem feito a distribuição de computadores para as escolas, mas acredito que é preciso observar esta realidade mais de perto, além de serem poucos, o simples fato de serem distribuídos não garante que as crianças estejam tendo acesso.
ResponderExcluirAdão Costa
Gostei bastante do seu tema, e como já disse o Adão enquadra um pouco do tema tratado por ele. A questão é se as crianças têm conhecimento para usufruir dos equipamentos oferecidos pelo governo.
ResponderExcluirCarla C. Rocha
FALANDO DE EDUCAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS NO BRASIL, É QUASE SINÔNIMO DE PIADA, HAJA VISTO OS BAIXOS ÍNDICES DE COMPROMETIMENTO DOS GOVERNOS FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL NESTA PASTA; QUE A MEU VER É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO DE NOSSO PAÍS.VEMOS GREVE POR MELHORES SALÁRIOS DOS PROFESSORES, CLASSES DE ALUNOS MAL ORGANIZADAS E PREPARADAS PARA O ESTUDO, ENFIM UMA GAMA DE SITUAÇÕES QUE AO SE AFUNILAREM, RETRATAM A OLHOS VISTOS, O QUANTO PRECISA DE MELHORA NOSSO SISTEMA EDUCACIONAL. POSTADO POR JOÃO BATISTA.
ResponderExcluirAchei muito importante sua postagem na parte onde diz que o governo está tentando levar a inclusão digital até as escolas visando dar acessibilidade a todos,inclusive os deficientes, inserindo-os na sociedade da informação.A inseção dos portadores de necessidades especiais nessa nova era da tecnologia é de suma imporatncia.
ResponderExcluirCarmelita Pionil Souza